sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ENTREVISTA FAMILIAR EXPLORATÓRIA SITUACIONAL (E.S.E.F.)

No que se refere à entrevista familiar exploratória situacional (E.S.E.F.), convém salientar que sua importância reside na possibilidade que oferece de maior compreensão da queixa nas dimensões da escola e da família. Isso ocorre porque torna-se possível fazer uma analise da dinâmica que envolve várias pessoas da família.


ENTREVISTA FAMILIAR EXPLORATÓRIA SITUACIONAL (E.S.E.F.)
(família/aluno)


Há diálogo livre entre os três?
            (     ) sim                                          (     ) não
Um respeita a opinião do outro, dando-lhe tempo para falar?
            (     ) sim                                          (     ) não
O desacordo pode ser explicitado?
            (     ) sim                                          (     ) não
Os pais permitem as interrupções do  aluno, deixando-o discordar, acrescentar ou modificar fatos por eles relatados?
            (     ) sim                                          (     ) não
Alguém fala mais, impedindo a expressão do restante da família?
            (     ) sim                                          (     ) não
Obs.: Nesse caso é fundamental pedir a opinião de todos, ao mesmo tempo em que percebe como se estrutura a definição de limites dentro do próprio grupo familiar.
Qual o nível de ansiedade?
             (     ) Pedido de urgência no atendimento
             (     ) Solicitação de frequência excessiva de sessões
             (     ) Solicitação de horários inadequado

Conhecimento que o paciente tem do motivo do diagnóstico.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Como compreendem a explicação sobre o que é uma avaliação psicopedagógica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que aspectos escolhem para começar a expor a situação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                      ________________________________
                       Psicopedadogo(a) Institucional

Nenhum comentário: