segunda-feira, 6 de junho de 2011

ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)

A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (E.O.C.A.) é um instrumento que possibilita um contato direto com o aluno e, por esta razão, permite a sondagem da problemática de aprendizagem e nos permite delinear a nossa prática. Trata-se de uma técnica simples, porém muito rica no que se refere à sondagem.

ORIENTAÇÃO PARA ENTREVISTA OPERATIVA
CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)

A consigna é: “Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que você aprendeu.”
Pode-se continuar dizendo: “Este material é para que você o use, se precisar, para me mostrar o que lhe falei e o que queria saber de você.”
Obs.: Haverá diferenciação de materiais dependendo da faixa etária e o período escolar de cada aluno(a) em que se aplica a entrevista.
Os materiais geralmente apresentados, sobre uma mesa, para a idade escolar são:
- folhas lisas de papel ofício e folhas pautadas;
- lápis novo sem ponta e apontador;
- caneta esferográfica e canetas hidrográficas;
- borracha e tesoura;
- papéis coloridos (10 x 10cm);
- régua;
- revistas e livros;
- cola, grampeador e materiais que queira acrescentar pela experiência profissional.

Aspectos a observar: temática, dinâmica e o produto.
- Primeiro aspecto – centra-se em tudo o que o aluno(a) diz.
- Segundo aspecto – consiste na análise de tudo o que o aluno(a) faz: postura corporal, gestos, maneira de pegar materiais, expressões faciais, olhares, etc.
- terceiro aspecto – trata-se do que o aluno(a) realizou, o que deixa impresso no papel ou na sua construção, por exemplo.

ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)

Nome:________________________ Turma:______________
Alguma repetência? (   ) sim     (   ) não    _________________
Gostaria que você mostrasse o que sabe fazer, o que te ensinaram e o que você aprendeu...

Use este material, se precisar, para mostrar-me o que você sabe a respeito do que sabe fazer, do que lhe ensinaram e do que aprendeu. Desenhe, escreva, faça alguma coisa que lhe vier a cabeça.
Disciplina favorita:
___________________________________________________
Por quê?
___________________________________________________
Desde quando?
___________________________________________________
Disciplina que não gosta:
___________________________________________________
Por quê?
___________________________________________________
Desde quando?
___________________________________________________
O que deseja fazer quando crescer?
___________________________________________________
Por quê?
___________________________________________________
Como foi sua entrada na escola atual?
___________________________________________________
___________________________________________________
Você sabe por que está aqui comigo hoje? (   ) sim    (   ) não
O que achou da ideia?
___________________________________________________
Você quer estar aqui ou está por obrigação?
___________________________________________________
Se pudesse e tivesse que fazer algo para um aluno que se parecesse com você em sala de aula, o que aconselharia, a fazerem?
Aos pais:
___________________________________________________
___________________________________________________
Aos professores:
___________________________________________________
___________________________________________________
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:

Em relação à temática:

(   ) Fala muito durante todo o tempo da sessão
(   ) Fala pouco durante todo o tempo da sessão
(   ) Verbaliza bem as palavras
(   ) Expressa com facilidade
(   ) Apresenta dificuldades para se expressar verbalmente
(   ) Fala de suas ideias, vontades e desejos
(   ) Mostra-se retraído para se expor
(   ) Sua fala tem lógica e sequência de fatos
(   ) Parece viver num mundo de fantasias
(   ) Tem consciência do que é real e do que é imaginário
(   ) Conversa sem constrangimento
Observação:__________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________

Em relação à dinâmica:

(   ) O tom de voz é baixo
(   ) O tom de voz é alto
(   ) Sabe usar o tom de voz adequadamente
(   ) Gesticula muito para falar
(   ) Não consegue ficar sentado
(   ) Tem atenção e concentração
(   ) Anda o tempo todo
(   ) Muda de lugar e troca de materiais constantemente
(   ) Pensa antes de criar ou montar algo
(   ) Apresenta baixa tolerância  à frustração
(   ) Diante de dificuldades, desiste fácil
(   ) Tem persistência e paciência
(   ) Realiza as atividades  com capricho
(   ) Mostra-se desorganizado e descuidado
(   ) Possui hábitos de higiene e zelo com os materiais
(   ) Sabe usar os materiais disponíveis, conhece a utilidade de cada um
(   ) Ao pegar os materiais, devolve no lugar depois de usá-los
(   ) Não guarda o material que usou
(   ) Apresenta iniciativa
(   ) Ocupa todo o espaço disponível
(   ) Possui boa postura corporal
(   ) Deixa cair objetos que pega
(   ) Faz brincadeira simbólicas
(   ) Expressa sentimentos nas brincadeiras
(   ) Leitura adequada à escolaridade
(   ) Interpretação de texto adequada à escolaridade
(   ) Faz cálculos
(   ) Escrita adequada à escolaridade
Observação: _________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________

Em relação ao produto:

(   ) Desenha e depois escreve
(   ) Escreve primeiro e depois desenha
(   ) Apresenta os seus desenhos com forma e compreensão
(   ) Não consegue contar ou falar sobre os seus desenhos ou escrita
(   ) Se nega a descrever sua produção
(   ) Sente prazer ao terminar sua atividade e mostrar
(   ) demonstra insatisfação sobre os seus feitos
(   ) Sente-se capaz para executar o que foi proposto
(   ) Sente-se incapaz para executar o que foi proposto
(   ) Os desenhos estão no nível da idade do aluno
(   ) Prefere matérias que lhe possibilite construir, montar e criar
(   ) Fica preso no papel e lápis
(   ) Executa a atividade com tranquilidade
(   ) Demonstra agressividade de alguma forma em seus desenhos e suas criações
(   ) Demonstra agressividade de alguma forma no comportamento
(   ) É criativo(a)
Observação: _________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Conclusão: __________________________________________
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                                                      Psicopedadogo(a) Institucional


AVALIAÇAO – E.O.C.A.
Aspectos
Ação do sujeito
Possíveis causas


Temática






Dinâmica






Produto





Obstáculos que emergem na relação com o conhecimento





Hipóteses




Delineamento da investigação:











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                                                       Psicopedadogo(a) Institucional

OBSERVAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

Para Bassedas e col. (1996), a finalidade última da observação da situação escolar do aluno, é ajuda-lo por intermédio do professor. A decisão referente ao tipo de observação que deve ser realizada, parte unicamente da demanda.

Como sugestão, seguem dois tipos de observação que poderão dar início ao trabalho. Convém salientar que, decorrentes destas primeiras observações , outras podem se estabelecem.

OBSERVAÇÃO DA ATIVIDADE GERAL DO GRUPO-AULA


DATA DO ESTUDO:___/___/___   TURMA:____________
PROFESSOR:___________________________________
1 - Processo da atividade
Início
·         Vínculo com atividades anteriores:       

(    ) existe                                                        (    ) não existe

·         Orientação da tarefa:        

(   ) presença de ordem               
(   ) ausência de ordem   
(   ) geral                                     
(   ) por partes 
(   ) individual  
(   ) coletiva                                 
(   ) pequenos grupos                  
(   ) confere-se o nível de compreensão   
(   ) não se confere o nível de compreensão  
(   ) coerência interna da orientação       
(   ) contradições
Desenvolvimento
·         Organização do grupo-aula:                 

(    ) existe                                                        (    ) não existe

·         Atividade:

(    ) conjunta     
(    ) pequenos grupos         
(    ) individual         
(    ) diferenciada 
(    ) existência  
(    ) não existência de outras atividades: pequenos grupos/individuais        
(    ) centrada no professor  
(    ) aluno: autonomia e iniciativa

·         Tipo de atividade:      

(   ) receptiva               (   ) executiva             (   ) reprodutiva

·         Atitude geral do grupo-aula:                

(    ) existe                                                         (    ) não existe

·         Interesse centralizado na tarefa:           

(   ) concentração        
(   ) dispersão     
(   ) oscilações     
(   ) estabilidade na manutenção da atenção  
(   ) participa na tarefa 
(   ) não participa na tarefa

·         Realização das atividades:

(   ) segue as orientações 
(   ) não segue a orientação 
(   ) dificuldades  
(   ) erros gerais: nível médio de execução                                
(   ) ritmo médio de execução               
(   ) hábitos na apresentação        
(   ) capricho
Final
(   ) existência 
(   ) não existência  de uma reflexão sobre a tarefa realizada
(   ) avaliação individual 
(   ) avaliação coletiva   
(   ) não avaliação

2 – Intervenções do educador
(   ) não intervenção  
(   ) intervenção de disciplina  
(   )  intervenção de organização e direção
(   ) intervenção de avaliação de tarefa  
(   ) intervenção de proposta (ajuda que faz o aluno pensar)
(   ) intervenção de reflexo (repetir o que foi dito pelo aluno)  
(   ) intervenção externa à tarefa
(   ) valorização de distância  
(   ) valorização de superproteção

·         Iniciativa de interação:   (   ) professor       (   ) alunos

                                                  ________________________________
                                                           Psicopedadogo(a) Institucional




OBSERVAÇÃO DA ATIVIDADE DO ALUNO(A)

DATA DO ESTUDO:___/___/___ TURMA­­:_____________
ALUNO:________________________________________
1 – Interação com o professor
·         Iniciativa da interação:    (   ) aluno       (   ) professor

·         Frequência da interação:     (   ) muito       (   ) pouco

·         Tipo de interação do professor:

(   ) não-intervenção        
(   ) disciplina       
(   ) organização  
(   ) avaliação  
(   ) proposta  
(   ) reflexo  
(   ) explicação   
(   ) externa à tarefa

·         Tipo de intervenção do aluno:    
(   ) dependência         
(   ) autonomia            
(   ) distância  
(   ) superproteção 
(   ) externa à tarefa   
(   ) interna à tarefa  
(   ) solicita ajuda  
(   ) solicita controle da tarefa  
(   ) solicita controle externo à tarefa

·         Situação e posição do aluno em relação ao professor:
____________________________________________
2 – Interação com os colegas
·         Iniciativa da interação:    (   ) do aluno      (   ) dos colegas

·         Frequência:            

(   ) pouca                           (   ) nula                           (   ) muita

·         Interação:         

(   ) pequeno grupo de alunos          (   ) maioria do grupo de alunos

·         Tipo de interação: 

(   ) dependência  
(   ) autonomia  
(   ) distância afetiva  
(   ) interação externa às tarefas     
(   ) interação interna às tarefas      
(   ) solicita ajuda       
(   ) oferece ajuda   
(   ) participação em conflitos  
(   ) agressividade

·         Percepção do grupo em relação ao aluno:
(   ) rejeição              (   ) gozação               (   ) aceitação
3 – Atitude diante das atividades
(   ) interesse       
(   ) dispersão      
(   ) concentração      
(   ) oscilações         
(   ) estabilidade  
(   ) participação       
(   ) tensão       
(   ) relaxamento
4 – Realização das atividades
     (   ) segue a orientação                (   ) não segue a orientação
·         Ritmo de execução em relação ao grupo:  

(   ) lento                             (   ) rápido                          (   ) igual

·         Nível médio de execução:  

(   ) dificuldades e erros generalizados          (   ) copia dos outros

·         Hábitos de trabalho:   (   ) capricho         (   ) apresentação

·         Finalização da tarefa:         

(   ) sim                          (   ) não                         (   ) com ajuda
5 – Interação com o observador

     (   ) existência da interação         (   )  não existência da interação

·         Frequência:        (   ) sim               (   ) não

·         Características da interação:  

(   ) direta  
(   ) indireta  
(   ) centralizada no trabalho        
(   ) não-centralizada no trabalho

·         Capacidade de ver os erros com ajuda:     

(   ) existe                                                              (   ) não existe
Observações:_________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
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____________________________________________________
____________________________________________________

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                                                           Psicopedadogo(a) Institucional

 
AVALIAÇAO DAS OBSERVAÇÕES
Contexto das observações:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Avaliação geral da tarefa:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atitude do aluno durante a tarefa:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Realização do trabalho:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relação aluno/professor:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relacionamento com os colegas:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Interação com o observador:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários do professor e com o professor:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Avaliação global da observação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conclusões da observação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Orientações:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                                   ________________________________
                                                           Psicopedadogo(a) Institucional

A revisão dos trabalhos de aula é, também, um instrumento que contribui muito no sentido de completar as observações realizadas, pois trata-se de um processo que permite a análise das realizações do aluno e dos professores, bem como os erros que ocorrem com maior frequência.